quarta-feira, 9 de março de 2011

“Quem tem um amigo tem um tesouro”


Um provérbio árabe ensina que: “pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”.

Amigos... pensando sobre isso vi como tem sido cada vez mais difícil encontrar amigos verdadeiros. Como esta difícil encontrar pessoas dispostas a ser e ter um amigo. O mundo esta cada vez mais individualista, e as pessoas cada vez mais buscam somente seus próprios interesses. E isso não cabe em uma amizade.
Quando aprendi sobre o q era ser amigo e o que significava uma amizade, aprendi algo muito diferente do tenho visto. Até mesmo em meio daqueles a quem tenho por amigos.
Aprendi que amizade é doar-se...
Amizade é troca
É partilha...
Não é viver em um mundo individualista. São com os amigos que partilhamos quem somos, o q queremos, o q pensamos.

Aprendi que amizade é vc dividir sua vida, suas idéias, seus planos, seus projetos, é dividir coisas q se gosta, q se quer... é contar as novidades, é entrega um pedaçinho d si e ter um pedaçinho do outro sempre com vc... É DOAR-SE!
Hoje vejo pessoas vivendo algo contrário a isso, amigos já não conversam, não partilham, não sabem o q agrada ou desagrada o outro, e muitos nem fazem esforço pra saber...

Doar-se? Pra q?!
Pessoas têm vivido de forma egoísta, segurando consigo tudo o q tem absorvido da vida. A doação, à partilha tem sido esquecida...
Outros se doam muito, mas não deixam o outro se doar. Quer sempre ser ouvido, ser ajudado. Mas não faz o mesmo. Na amizade temos q saber falar e saber ouvir. Senão não funciona. Não é amizade.

Aprendi que amizade é vc ter um cúmplice, alguém em quem pode confiar, alguém que confia em vc. Hoje isso tem sido esquecido por muitos: CONFIANÇA.  Muitos têm quebrado essa pedrinha rara. Muitos têm a deixado cair ao chão, não a tem tratado com o cuidado que precisa. Uma vez perdida a confiança, tão difícil é de tê-la novamente. É algo de difícil conserto. Necessita de muito amor, perdão, paciência... E tratamento. Tratar as marquinhas que ficam.

Algo que é essencial para a confiança é a: VERDADE. Ser verdadeiro sempre. Não omitir coisas, ainda mais quando pequenas. Não estou falando que todos TÊM que saber até se o outro atravessa a rua e que horas o faz. Mas o que quero dizer é que as pessoas têm deixado omitir coisinhas que não tem necessidade de serem omitidas. Escondem do amigo coisas que podem ser significantes para manter uma amizade. Escondem coisas que pensam, que fazem, que dizem... E o amigo acaba descobrindo por outra pessoa, de outra forma... e com isso se sente ferido, sente que o outro não confiou nele. Ou pior q fez questão de esconder aquilo dele. E isso fere a confiança de ambos... fere a verdade, fere a amizade.
A omissão sempre vem junto com algum tipo de mentira, e a mentira é o contrário da verdade. A mentira corrói uma amizade. A verdade a preserva.
Amigos verdadeiros falam a verdade. Os falsos a omitem. Amigo fala que vc está errado, mesmo que isso te deixe triste. Pois se não o fizer vc persistirá num erro que irá te machucar.

A verdade as vzs não é doce, as vzs machuca, dói um pouquinho. Mas ao mesmo tempo em que machuca... Cura. Nunca vi amizades acabarem por amigos serem verdadeiros e sinceros uns com o outro. Pode até ficar um ou mais dias um pouco fria, mas depois se aquece e fica mais forte.
Claro que a verdade sempre deve vir regada de cuidado, amor, compreensão. Mas sempre deve ser dita.
A verdade cura, mostra os erros, ajuda a crescer, a amadurecer, a verdade liberta. A mentira mata...

A PACIÊNCIA tbm tem ficando extinta no meio dos amigos, por muito pouco as pessoas tem se desentendido. Algo que leva a isso é a falta de OUVIR. Não ver o lado do outro. Outra coisa é a incompreensão, a falta de empatia. Se por no lugar do outro. Ver a vida com os olhos dele. Temos que ser pacientes, mansos, graciosos com os amigos. Amizade regada de brigas, acusações, impaciência, é frustrante. Ngm gosta de ficar perto de alguém explosivo, que não sabe ouvir, que não escuta a opinião do outro. As pessoas sentem sede de alguém que as escute com paciência. Que se importa com o q eu ela pensa, com o q sente. Mesmo que não concorde com a opinião alheia se tem que ter o devido respeito por ela. Amigos se completam nas diferenças. As diferenças acrescentam.
Escutando a opinião do outro vamos crescer. Se ele estiver certo, vamos poder amadurecer, mudar. Se ele estiver errado vamos poder ajudá-lo a crescer...

O PERDÃO também sido esquecido. O lance agora é pagar com a mesma moeda. “-Ele que peça desculpa, ele q errou, ele q ligue, ele q venha atrás...” Cada vez menos temos perdoado, nos humilhado, pedido desculpas mesmo que o outro é q errou 1º. Novamente o maior vilão nisso é o orgulho. É o ego que fala mais alto. “- Eu não vou atrás, não vou dar o braço a torcer.” E nisso as amizades se esborracham, se destroem. Amigos viram inimigos. Pelo simples fato da intolerância, da mágoa, do ressentimento. O que só pode ser quebrado com o remedinho do perdão.

E a maior característica que da amizade q tem se perdido é o: AMOR. O maior de todos. É ele que mantêm as estruturas da amizade sempre firmes. Ele que gera as outras características. Ele que une tudo. Ele que renova. Ele que faz brotar a saudade, as lembranças, o cuidado, o carinho... Ele que rega essa plantinha dia a dia. Ele que é sua fonte de luz. Ele que a mantêm vida e verdinha sempre.

A amizade é uma casa que precisa ser construída na rocha, pra quando vierem as ondas não a levar.

E nela tem que ter a essência de Jesus. Olhar para o outro como Ele olhava para seus amigos.

Precisamos ser amigos para ter amigos.

Precisamos voltar ao primeiro amor pelos nossos amigos.
Valorizar a essência de cada um.
Valorizar a partilha, a companhia.
Eles são os q enxugam nossas lágrimas, nos dão força, nos animam. E devemos ser isso para eles tbm.
Amizade é troca, é partilha. Ngm pode ser amigo sozinho, sempre precisa de dois. Duas almas, dois corações. Batendo num mesmo ritmo.

Independente dos problemas, das circunstâncias, da distância. Amigos são amigos e fim. Tesouro precioso, presente do Senhor.

Reguem essa plantinha para que ela não venha a morrer...


Na amizade Dele...

Flor!

Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário