domingo, 6 de março de 2011

Família

E A FAMÍLIA COMO VAI?
FAMÍLIA É O PONTO DE PARTIDA DE TODOS OS RELACIONAMENTOS, TUDO COMEÇA NA FAMÍLIA. PORQUE A FAMÍLIA É A OFICINA MODELADORA DO CARÁTER, O QUE SE APRENDE NA VIVÊNCIA DO LAR PERMANECE PARA TODA VIDA, E NÃO EXISTE OUTRA OFICINA NA MODELAGEM DE CARÁTER QUE SE POSSA COMPARAR A FAMÍLIA. PORQUE A FAMÍLIA É O ESPAÇO PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO. NEM OUTRO ESPAÇO É MAIS PROPÍCIO PARA CRESCERMOS NAS MÚLTIPLAS ÁREAS DA VIDA DO QUE A FAMÍLIA. PORQUE NA FAMILIA ESTÁ A FORÇA E O POTENCIAL DA IGREJA, O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA DEPENDE DA EDIFICAÇÃO DA FAMÍLIA. PORQUE ELA É A PEDRA ANGULAR DA SOCIEDADE, NENHUMA OUTRA CIVILIZAÇÃO SOBREVIVEU A SUA DISSOLUÇÃO. NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO PODE REALIZAR  SEU PROPÓSITO ESSENCIAL, NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO EXERCE SEU IMPACTO PARA O BEM OU PARA O MAL COMO A FAMÍLIA.
A EXTINÇÃO DA FAMÍLIA:
Com o passar do tempo à família, como, instituição está se tornando cada vez mais algo do passado. Nos dias de hoje, ouvimos falar de mães solteiras. Casais homossexuais, acordos pré-nupciais, morar juntos, adolescentes independentes e assim por diante. A imagem tradicional de família, isto é, marido, esposa e filhos, em breve poderão estar expostos em algum museu na seção de espécies extintas. Contudo, o que se pode esperar de uma sociedade que se afastam cada vez mais de Deus?
Deus e a família, a família e Deus, andam juntos. Deus é o Autor da família. Ele próprio é uma família: Pai, Filho e Espírito Santo. Quando uma pessoa é cheia da presença de Deus, isso se reflete de imediato positivamente na sua família. Por outro lado, quando a pessoa é vazia da presença de Deus, a familia é a primeira a ser atingida.
Vamos tomar como exemplo um marido que é cheio do Espírito Santo, ele será, sem dúvida, um marido bom e fiel. Seu casamento será abençoado, sua esposa será feliz e os filhos reconhecerão isso inevitavelmente. Em conseqüência, os filhos serão felizes e terão bons exemplos para lhes servirem de modelo quando se tornarem adultos. Todos os membros dessa família (terão a tendência de ser) serão pessoas produtivas na sociedade, bons trabalhadores, estudantes, vizinhos, amigos e assim por adiante.
Então, quando observamos a sociedade e vemos essas distorções, na verdade estamos observando o resultado de famílias desestruturadas e longe da presença de Deus.
O lar de uma pessoa é o seu santuário. É o local onde ela deve encontrar paz interior em si mesma e com os outros membros de sua família. É no lar que desenvolvemos os relacionamentos, recuperamos nossas forças para cada novo dia e aprendemos os valores que nos tornam bons cidadãos. Porém, quando esse santuário é violado pelas brigas, discussões, infidelidade, ódio, vícios, rebeliões e outros problemas, como a pessoa pode ter equilíbrio para enfrentar o mundo lá fora?
Nosso inimigo, o diabo, sabe muito bem disso. Por isso que ele tem as famílias como prioridade, pois sabe que quando ele desestabiliza uma família está atingindo cada indivíduo daquela família. É muito mais lucrativo para ele desestabilizar uma família do que um individualmente.
Então, como os cristãos podem lutar contra isso? Como eles podem se certificar que suas famílias estarão abençoadas e imunes a essas situações que destroem?
A primeira coisa que eles precisam fazer é perceber que eles têm o poder de influenciar positivamente suas famílias. Muitos cristãos desistem facilmente de lutar pelos familiares, especialmente quando são incrédulos. Eles tendem a achar que não há nada que possam fazer, apenas deixam ‘nas mãos de Deus’. O resultado disso é que o diabo tem livre acesso a suas famílias e não encontra resistência para destruí-los.
Os cristãos devem estar cientes de que são as portas de entrada do Reino de Deus para suas famílias. Eles não devem deixar seus parentes do lado de fora. Uma vez percebendo isso, eles devem começar a buscar em Deus a sabedoria para saber como lidar com seus familiares. A sabedoria de Deus é essencial para um cristão e assegura a paz no seu lar.
Não aceite a destruição da sua família nem deixe de lutar pela salvação e união dela. Se você buscar a ajuda de Deus, você pode se tornar um Noé ou um Abraão na sua família, e através de você, a sua será abençoada. Dessa maneira, preservaremos as famílias, evitando, assim, a sua extinção por mais uma geração.
E com algumas correçõezinhas minhas!

Única coisa que sempre comento é q não devemos colocar tudo culpa no demo. Ele adora sim ver famílias destruídas, mas nos dias de hoje acho q ele já até se aposentou, pq as próprias pessoas tem feito o seu “trabalho”. A culpa de muitas famílias estarem se desmanchando é nossa mesmo. Devemos fazer nossa parte em casa. Os pais devem lembrar que são exemplos para seus filhos e leva-los a andar no caminho do Senhor. Os pais devem dar direção. E cada um de nós ajudarmos as famílias que ainda não a tem.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Prov.22:6).
Claro que em alguns casos mesmo os pais ensinando o certo os filhos se desviam do caminho. Somos pessoas com livre-arbítrio certo?! Cada um faz suas escolhas. A própria Palavra nos fala: Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Deuteronômio 24:16

Provérbios: “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conheceredes o entendimento” (4:1); “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (4:20);
“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (6:20);
“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1);
“O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedeor não atende à repreensão” (13:1);




Atenta a Ti...

Flor!


Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário