sexta-feira, 18 de março de 2011

Japão x Religião

Olaa.. estava fazendo uma pesquisa sobre as religioões predominates do Japão e copiei alguns trechos para postar...
Religiões no Japão:

As religiões no Japão são o Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%), e outras (10,2%).
Muitos japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas.

O xintoísmo caracteriza-se pelo culto à natureza, aos ancestrais, pelo seu politeísmo e animismo, com uma forte ênfase na pureza espiritual, e que tem como uma de suas práticas honrar e celebrar a existência de Kami , que pode ser definido como "espírito", "essência" ou "divindades", e é associado com múltiplos formatos compreendidos pelos fieis; em alguns casos apresentam uma forma humana, em outros animística, e em outros é associado com forças mais abstratas, "naturais", do mundo (montanhas, rios, relâmpago, vento, ondas, árvores, rochas).

Budismo: Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.

Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
Budismo é uma religião] e filosofia não-teísta, abrangendo uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.

Créditos: http://www.suapesquisa.com/budismo/ 
E Wikipédia, enciclopédia livre.


Fora estas duas “religiões tem váriass filosofias e afins. Mas estas (oficialmente) são as principais, e as outras derivam, de certa forma, dessas.
Ouvindo certo pregador comentar a respeito e pensando sobre a destruição causada a aquele povo comecei a pensar novamente no real desespero de seus corações, no vazio, no sentimento de perda, na ira que em momentos alguns devem sentir por perderem tudo, na culpa por não conseguiram salvar os amigos e muitos a própria família, na tristezas alocada na alma, no desespero de não saber como fazer para recomeçar, na falta de esperança, na dor, na dor e na dor.
Imagino como seria estar no lugar deles. E a única conclusão que chego é que sem o Senhor não conseguiria. Seria impossível recomeçar, impossível caminhar sem olhar pra trás, sem me revoltar, sem me entristecer. Tudo lembraria daqueles dias, daqueles momentos, não importa para qual local me levassem, nem quantas riquezas me dessem, sem o Senhor não conseguir prosseguir.
E isso me entristece. Desses 10% que seguem outras crenças são mínimos os tenham tido um relacionamento com o Senhor.
 Imaginem de todo estes que morrem quantos que morreram sem conhecer o Senhor?  Imaginem...
E os que sobreviveram como continuar sem conheçer este Deus?

Muitos por ai culpam a Deus, ou argumentam pq? Pq não impediu? Pq é tão mau?!
Mais Deus não é mau. Ele jamais desejaria ver um filho seu sofrendo dessa forma. Nós fazemos nossas escolhas e eles tem conseqüências.  E por outro lado mesmo que façamos sempre as escolhas certas ainda sim podemos passar por tribulações. Por isso devemos sempre estar preparados, sempre estar nos braços do Pai. Pode passar o Tsuname que for que com Ele estaremos salvos. Se não aqui, lá na sua Glória

Talvés esta grande tragédia pode ser vista de outra forma. Como uma oportunidade para o Japão se achegar ao pés daquele que o único que pode salvar. Daquele que é o único que tem poder sobre todas as coisas.

Que o Senhor envie mais pessoas para ajudar os japoneses não só reconstruir sua vida, seus planos, seus bens... mais que o Senhor levante pessoas para ajudar os japoneses a construir um relacionamento com Deus. A conhecem aquele que deu a vida para que eles tivessem vida. Muito a comentar mais hj não vai ser possível então deixo algumas questões...


E se o ultimo dia fosse hj? E se viesse um Tsuname sobre vc hj?

Precisamos ser dependentes de Deus. Reconhecer quem Ele é e quem nós somos.
“E todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam Is.64”

Reconheçendo quem Tu és...

Flor!


Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário