segunda-feira, 18 de abril de 2011

O jardineiro!



“Is 40

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.
Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.
Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.
Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.
Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.”


Tenho vivido alguns dias no qual meu coração se encontra entristecido. As vzs o desânimo bate a porta sempre trazendo aquela tristeza para o meu dia. Não falo de desânimo no sentido de desistir, mas no sentido de cansaço...
Sabe quando surge aquele sentimento de peso, em que vc quer tomar uma porção mágica e ser transportado para um mundo diferente? Ou aquela vontade de entrar em uma máquina  e ser tele transportado para uma outra dimensão?... Quem nunca sentiu isso?!
O problema é quando este sentimento se torna constante. Então isso serve como termómetro para se analisar que algo esta errado e requer mudanças. Isso pode ser favorável pois diversas vezes a única solução é a mudança. È a poda que faz a árvore crescer, se fortalecer, frutificar...Se a semente não morresse não seria gerado a árvore. Foi preciso esse processo de mudança. Se depois que cresce não for podada ou se não caírem as folhas secas, machucadas, estragadas... então não se renovará. A mudança é necessária sempre. A raiz permanece a mesma mas a mudança é essencial.
E quando vemos que a melhora da situação não depende só de nós ai a tristeza chega. Não podemos podar a árvore de ngm. Podemos mostrar as folhinhas estragadas escondidas no meio das verdes, podemos tentar ensinar como podar, podemos tentar mostrar quem é O grande jardineiro. Podemos aconselhar que a outra árvore se achegue a Ele para ser renovada...Mas não podemos, não devemos e não cabe a nós fazer o serviço.
É uma decisão do outro. É algo que ele precisa enxergar e querer mudar.
O que me entristete é ver florestas inteiras precisando ser podadas, é ver O jardineiro de braços abertos esperando por elas. É ver que um dia Ele se fez carne para poder ir até elas e disser "- Vc precisa de poda.Me deixa te podar?" E ver as árvores algumas permanecerem caladas, outras ignorarem aquela doce voz.
Meu coração realmente se entristece de ver tantas árvores secando por não perceberem que precisam se renovar. Ver tantas árvores secando por não perceberem que tem afastado suas folhas do jardineiro, achando que Ele vai machuca-las, tirar pedaço, tirar delas o que julgam liberdade.
As vzs as árvores mais teimosas, que tardam a procurar ajuda ou ignoram os conselhos do jardineiro, acabam pegando algum tipo de bichinho. E então precisam de algo mais forte, um cuidado especial, um inseticida especial. Muitas vzs este pode doer. Pode deixar marqnhas momentâneas. Mas através dele vêm a cura.
Outras árvores tem se unido com plantas que não são compatíveis a elas. Plantas que podem ser bonitas , diferentes, coloridas, com perfume, exuberantes... mas são diferentes pois não passam de ervas daninhas. Essas árvores vão as poucos se unindo a elas, e pelo processo ser lento e aparentemente agradável, quando se dão conta (ou nm se dão)estas ervas já se espalham pelos seus galhos, já estam alocadas ali. E algumas podem estar tão unidas que é como se fosse parte dela.
O  jardineiro sempre cuidadoso se mantém ali aconselhando que se afaste enquanto há tempo, tentando retirar as ervas enquanto é fácil sair. Mas talvés a árvore nem ligue, ou em sua sabedoria julgue desnecessário, qm sabe até simpatize com a ervinha. E se ela for retirada julga não saber lidar com a falta que esta lhe faz.
Muitas tem deixado de dar frutos, outras tem dado frutos estragados, outras não se conformam em pq não dão frutos, mas não ouvem o sábio jardineiro... Sem ngm para as regar da maneira correta muitas tem morrido pouco a pouco e nem se quer percebem. Outras tem se enfraquecido, perdido o brilho em suas folhas, perdido a cor, perdido o perfume de suas flores...
São tantas árvores precisando de ajuda, precisando de cuidado, umas não os tem pq não conhecem O jardineiro, outras pq rejeitam ser cuidadas por Ele, outras pq ngm nunca lhes falou que existe Um jardineiro. Outras procuram outros jardineiros.
É triste ver que por mais que Ele um dia deu a própria vida por essas árvores, ver que a maioria delas não O deixa cuidá-las.
Podemos ser iguais a maioria fingir que esta tudo bem, e não se importar com as outras árvores. Ainda mais quando a nossa estamos procurando se manter verdinha.
Mas depois que conheci o jardineiro verdadeiramente e passei a tê-lo como meu amigo, conselheiro e ajudador...e passei a conhecer o amor que Ele tem por cada árvore, um amor puro, perfeito, sem medida. E igual. Sim igual. Ama a todas da mesma forma, tem por todas o mesmo cuidado. Não importa qual seja o seu tamanho, se está verdinha ou seca, se tem muitos ou poucos frutos, se tem galhos tortos ou não... Tudo isso não importa porque seu amor é incondicional. Vai além de qualquer aparência. E não importa como seja a árvore, através de Seus cuidados ela pode tornar a viver, se transformar, ser uma nova árvore.
Então depois que venho conhecendo esse amor e tentado entende-lo mesmo não conseguindo completamente, comecei a olhar para as árvores com Seus olhos. E mesmo que muitos julguem exagero, ou que me perguntem "-o q tem haver com isso?" Ou que alguma árovere me diga” -Das minhas folhas cuido eu...”, ou outras se achem cansadas deste cuidado(Sim existem árvores que vivem um tempo que até o cuidado tem rejeitado)Ainda assim continuarei tentando aproxima-las do jardineiro, ainda assim tentarei mostrar as ervas daninhas, ainda assim me importarei com elas. E sim continuarei ficando triste todas as vzs em vê-las não reconhecendo esse grande amor que O jardineiro tem.
Já não consigo olhar só para minhas folhas. Não que elas estejam perfeitas, na verdade sempre estão precisando do jardineiro, o tempo todo! Quando me achego a Ele, e olho em Seus olhos, não vejo só minha árvore refletida, mas sim vejo uma grande floresta. Pq Ele mesmo quando olha pra mim, só pra mim, quando esta cuidado de mim de forma especial, única, exclusiva, mesmo assim não deixa jamais de olhar para as demais. Pois como disse o Seu amor e seu cuidado é igual por todas. Até por aquelas que não o reconhecem...
"Senhor que não sejamos árvores que se acham sábias demais, mais sim humildes o bastante para entender que somos completamente dependentes de Um jardineiro. Sem Ti não somos nada.
Senhor que as ervas daninhas sejam retiradas, afastadas do meu tronco e dos teus galhos. Retire de mim toda folha seca para q outras verdes podem vir a crescer. Me poda Senhor, e tira de mim tudo o que é mau ou desnecessário. Me regue com seu amor. Me ilumine com tua Graça. Sejas o ar que respiro todos os dias. Sejas minha terra, minha fonte de vida. Faça de mim uma árvore frutifera. E que eu nunca esqueçe que sou uma semente que nasceu para tua honra e tua glória, que eu nunca esqueça que faço parte da tua floresta. Amém!"  

Uma árvore...
Flor!


Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário