quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lei, Graça e Batalha Espiritual!

Refletindo em Romanos...
Como comentei a um tempo atrás refleti em romanos e li bastante sobre Lei, Graça...Batalha espitual etc... Vou postar algumas anotações e considerações ref. ao cap.7.

Rom 7.7-25
“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”


Que linda a forma como Paulo vê a graça..háa como tenho aprendido com ele. (Sempre falo isso nh?! haha, mais é pq tenho messssmo!).

A graça é através do poder de Deus. Não por nossas próprias forças. É através da fé. Através do E.S. Sozinhos não temos poder de vencer o pecado, precisamos de do E.S.
v.7 A lei é boa, serve para nos despertar(nos mostra o pecado) . A graça para nos conduzir .
Amando a Deus e o próximo cumprimos a lei.
v.8 Nos podemos até não matar( que é pecado) mas por exemplo cobiçamos. Desejos o carro do outro, uma pessoa bonita, a casa de fulano...
Então somos pecadores. Todos nós. Precisamos de Jesus. Ele é o único salvador.
v.9-13 Paulo cita ele mesmo como exemplo. Ele era alguém perfeito, pois cumpria com fervor cada mandamento (Achava que cumpria). Mas quando ele conheceu a lei, percebeu que estava errado. Se vc não cumpre um “item” da lei, dos mandamentos, vc não cumpriu nada. Se vc não matar mais cobiçar esta descumprindo toda a lei. Pecado é sempre pecado, e nos condena perante Deus. (O que muda dependendo do pecado são as conseqüências).
Mat. Cap.7 (Muitos dirão Senhor, Senhor... mas o Senhor dirá não os conheço...)
A lei é santa. E o mandamento santo, justo e bom.
v.14 A lei é ESPIRITUAL. Paulo descobriu isso.
 Gal. 6.24 ( A lei foi meu instrutor para guiar até Cristo)
V.15 Paulo começa a falar sobre nossas lutas espirituais.
A lei mostra nosso coração diante de Deus. Por fora a pessoa pode estar bem, mas Deus olha o coração. Precisamos ter um coração quebrantado perante o Senhor.
Para Deus vale mais um seguidor de Cristo que por mais que tenha passado por vários pecados tem um coração quebrantado. Do que um seguidor que não possui vícios, não faz coisas absurdas erradas, contribui muito com a obra, mas não tem um coração quebranto.
O mundo tem vivido longe de Deus, querendo cada um buscar seus próprios interesses. E não querem saber de Deus. O Senhor esta sempre de braços abertos nos esperando. A vida longe Dele é de escravidão, não há liberdade. Só em Cristo somos libertos, somos livres de todo pecado.
v.18-23 Paulo fala sobre os dois desejos que entram em conflito. A vontade de fazer o bem e a vontade da carne. Isso devido ao pecado. Essa batalha é causada devido a nossa carne pecaminosa (v.21).
v.24 Paulo exclama –Miserável homem que eu sou.
Pois por mais que se tente se livrar do velho homem(como se estivéssemos presos em um cadáver), diversas vezes ele se levanta, algo nele tenta “consumir” ou fazer parte de uma parte nossa.
Quem pode nos livrar disso?
v.25 Cristo nos liberta do pecado.
Temos que ter sempre em mente : _ O que temos alimentado ? Nossa vida carnal ou espiritual?
Carne-> Muita tv, net etc.(Não que isso seja tudo algo mau, mas temos que cuidar com a medida). Senão perdemos a vontade das coisas espirituais, quando vemos não temos mais prazer em ler a palavra, de ir a igreja, de orar...
(Ex. se alimentar de doce e bobagens ou de comida). Se vc comer muito doce, muito salgadinho etc na hora da refeição vai estar com pouco apetite ou sem apetite. Assim é com nossa vida carnal e espiritual.
Andando com Jesus desejamos cada vez menos as coisas da carne. Deus transforma nossa vida. Isso de forma natural. Como conseqüência.
Será que temos feito muitos lanchinhos?
Do que nosso organismo esta cheio? Ele está saudável?

Esse vídeo que achei no youtube mostra, de uma forma divertida, essa batalha que vivenciamos.

Vídeo Batalha carne e espírito




Tentando entender e ter um poqnho da humildade de Paulo: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”.

Flor!



Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário