quinta-feira, 7 de abril de 2011

Homossexualismo. Qual posição os cristãos devem ter?

Homossexualismo, questão tão debatida em nossos dias... Qual posição nos cristãos deveríamos ter?

Há algum tempo venho lendo sobre ao assunto. Não só lendo mas pesquisando, conversado, ouvindo opiniões de pessoas envolvidas com a prática, procurado tirar dúvidas(minhas e delas), tentando ajudar pessoas a entenderem o que Deus fala sobre isso..Enfim tenho me deparado com várias questões sobre o assunto.
E primeiramente quero compartilhar com vcs um pouco de como foi esta experiência, como foi que eu lidei com tudo isso.
Pensando a respeito cheguei a seguinte conclusão: vivi fases. (Estas não necessariamente aconteceram em ordem cronológica, umas em ordem, depois passei pra outra, outras vezes voltei pra 1ª, e assim por diante).
Antes de ter um relacionamento com o Senhor vivi uma delas (pois antes só o conhecia de ouvir falar, mas agora o conheço como sou conhecida), teve um tempo que pensei: quer saber deve ser normal. Meus princípios sempre me alertavam que algo estava errado, mas não atingindo minha vida, está tudo bem. Cada um fizesse o que bem entendesse com a sua vida.
Ainda nessa fase e até depois dela vi está situação de outra forma: Preconceito. Já que meus princípios iam contra, então resolvi ouvi-los. Passei a ter períodos a discriminar, falar mal, manter distância, agir com desprezo, me sentir superior, enfim vários sentimentos que brotam quando somos preconceituosos diante de algo.
Passei por inúmeras épocas, momentos e fases. E mudei muito de opinião, de conceitos e de forma de ver as coisas e situações. Passei pela tolerância, pela intolerância, pelo desprezo, pela indiferença, pela harmonia, pela amizade, pela incompreensão...
Porém hoje tenho vivido algo diferente, um tempo que nunca havia vivido antes. Um tempo mais claro, mais compreensível, um tempo gracioso.
Consegui resolver (talvez não toda) a maior parte da confusão dentro de mim, digo não toda pq não encontrei todas as respostas para todas as perguntas, não aprendi tudo sobre o assunto e agora sou uma perita em homossexualismo, qualquer duvida agendem uma consulta. Nada disso. Pois a cada dia aprendendo algo novo, muda um pensamento, aprimoro um velho conceito, corrijo um erro, completo uma observação, tenho uma nova experiência, conheço uma nova pessoa, uma nova situação, um novo fato. E tudo isso meche nas minhas certezas, nas minhas incertezas, nos meus conceitos e pré-conceitos. Tenho vivido uma fase de aprendizado, de crescimento. Fase está que creio que não vai acabar nunca. Pois sempre vou continuar aprendendo.
O que mais mudou não foram os fatos, os conceitos, mas sim a forma de eu me posicionar diante deles. Antes de apontar o dedo, criticar, ou apenas dar minha opinião, aprendi a ouvir mais. Abri-me a aprender, a entender. E assim abri a porta, me deixei ser ensina pelo melhor psicólogo de todos: O Senhor.
Tenho aprendido a usar apenas da Graça, a ser graciosa com todos aqueles que vivem ou que viveu o homossexualismo. Não vou dizer que sou perfeita que nunca mais passou no meu coração algum sentimento contrário a isso, que nunca mais olhei de cara feia pra certas coisas. Às vezes ainda piso na bola, não só com isso, mas com tudo na vida. Sou imperfeita, pecadora, erro, erro todos os dias. Mas a diferença esta em que hoje procuro reconhecer o erro, alguém me dá um toque e diz_”-Ei o q isso!?” Então essa doce voz me leva a pensar...reconhecer meus erros, me arrepender deles e tentar corrigi-los. Então passo novamente a fazer uso da graça. E assim tenho vivido este ciclo.
Hoje posso dizer que tenho uma posição. Meus princípios estavam certos, homossexualismo não é legal, é pecado, traz conseqüências ruins, afasta a pessoa de Deus. Mas meus conceitos diversas vezes estavam errados. Existe uma grande diferença em vc detestar o homossexualismo e detestar o homossexual. E isso é o que não conseguia compreender. Não conseguia detestar um e amar o outro. Ou odiava os dois, ou concordava com os dois. E isso era bemm ruim, como detestar meus amigos?! Como amar o q praticavam se iam contra o q eu achava certo?! Me posicionar contra? Chamam de homofobia! Me posicionar a favor? Outros chamam de erro cruel!
Agora entendo que não sou “homofobica”, preconceituosa ou coisa assim, por não concordar com o homossexualismo. Nem que vou ser “condenada ao inferno” (hshshs) por NÃO odiar os Homo.
Aprendi a amar os homo. E odiar as práticas homossexuais. Descobri que isso é sim possível.
Em outras palavras a Palavra nos orienta: Odeiem o pecado, amem o pecador.

I João 4:8-9 diz: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos."

Odiamos o pecado quando não tomamos parte nele, ou seja nos mantemos separados dele. Nós amamos o pecador quando falamos pra ele sobre a mensagem da cruz, sobre a graça de Deus e o que Jesus fez por ele. Demonstramos nosso amor com o próximo quando o tratamos com respeito e compreensão. Lembrando que não existe pecadinho e pecado, tudo é pecado, mentir, cobiçar, matar, “homossexualissar”(mais uma palavrinha inventada por mim hshs), adulterar..tudo é pecado igual. E Jesus ama a todos igualmente.
Devemos ter nossa posição como seguidores de Cristo, não aprovar o pecado seja ele qual for. Ser verdadeiros expondo isso ao outro e não omitindo e tratando aquela situação com indiferença. Mas sempre o respeitado e compreendendo, pois não somos em nada melhores do que ele. Somos pecadores da mesma forma e necessitamos de salvação, necessitamos do mesmo Cristo.
 
Não estou dizendo que é fácil amar o pecador, não é fácil, mas tbm não é impossível (Sozinhos não conseguimos mas temos o E.S. para nos auxiliar). É algo que precisa de prática. Começando por nós mesmos. Até com nós temos que ser graciosos e tolerantes. Porque por mais que já conhecemos a Cristo continuamos errando, e isso muitas vezes pode ser frustrante.

Que tenhamos nossa posição mas de forma graciosa.


Aprendendo com Ele...

Flor!


Licença Creative Commons
CORAM DEO de FLOR! é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Based on a work at FLORDOREINO.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário